quarta-feira, 10 de julho de 2013

Danças  Afro-brasileiras

O jongo

É uma dança de origem africana. O jongo permitia que os escravos se comunicassem de forma que os senhores e capatazes não compreendessem aquilo que falavam. Por meio dessa dança contavam suas tristezas e sofrimentos.

A roda de capoeira

Desenvolvida no Brasil por escravos africanos, é uma forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas. Os capoeiristas ficam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

Samba de roda

É um gênero musical de tradição afro-brasileira. É tocado com pandeiros, atabaques, berimbaus,chocalho e viola.

Maracatu

É um dos ritmos de tradição africana, que hoje acontece em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas ,cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra.

Músicas  afro-descendentes:

1. A música negra ou black music (também conhecida como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos Estados Unidos) é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra escrava. É comum em toda a América, onde o uso de mão-de-obra escrava negra foi amplamente utilizada. As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais.
  • 2. BluesBlues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras,muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
  • 3. SpiritualSpiritual (também chamado de Negro Spiritual) é um gênero musical cuja aparição se deu nos Estados Unidos da América. Foi inicialmente interpretada por escravos negros. Faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música.A música é chamada de espiritual por ser quase uma canção de inspiração do escravo negro. Embora as vezes o spiritual seja alegre e num andamento mais allegro com o chamado Shout (em português, "grito"), para a dança entre eles, grande parte dos spirituals tem um tom manso, num andamento "largo" e meditativo e, os negros, acorrentados, poderiam cantar sentados e a capella. Mas, a idéia do espiritual vem de uma raiz bíblica, das canções espirituais que podemos encontrar na leitura desta, com a menção de "Canções espirituais".

Redes sociais: uso consciente

Rede social é uma estrutura social que é composta por pessoas ou organizações, que são conectadas por vários tipos de relações e partilham valores e objetivos.Uma das características das redes sociais é a acessibilidade que se tem,hoje em dia é muito fácil se ter uma rede social.
Embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
As redes sociais tem vários níveis,como,por exemplo,redes de relacionamento (Facebook,Orkut,MySpace),redes profissionais (LinkedIn),redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras. 

Um ponto em comum entre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, uma maior participação democrática e mobilização social.

                                 

 Revisores:Gabriel Drumond e Gabriel Mello

terça-feira, 9 de julho de 2013

Cyberbullying: a violência virtual

O cyberbulliyng é um assunto tratado em várias escolas nos dias atuais, pode de ser cometido em várias formas:  ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos tornar as vítimas alvo de ridicularização, postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.
Mas é importante lembrar que comentários sexuais não é o mesmo que assédio sexual, muitas pessoas cometem essa aberração por que sofre algo em casa e precisa ''descontar'' em alguém, assim se escondem atras da tela e começam a humilhar as pessoas.
 Como a tecnologia atual está muito avançada, em muitos casos facilita a identificação do agressor. Em alguns casos extremos as vítimas cometem até suicídio, por não poder fazer nada e ter medo de procurar autoridades.  
Em casos que o agressor é identificado e é menor de idade, os pais se responsabilizam podendo pagar multa muito alta.
  Quando a agressão é feita em sites de relacionamento a empresa responsável pode pagar uma quantia em dinheiro referente ao pagamento de danos morais sofridos.
Portanto, para que esse problema acabe as escolas terão que conscientizar e os pais acompanharem a vida nas  redes sociais do seus filho. Acima de tudo, bom senso.

Notícias de cyberbullying: http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/05/adolescente-de-15-anos-e-vitima-de-cyberbullying-em-araraquara-sp.html

Produtores: Mariana Dias e Izabela Guedes

Revisores:
Thais Araújo
Letícia Lesa
Gabriel Drumond

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Jogos Internos Colégio Salesiano

No início de Julho começou os jogos internos do Colégio Salesiano de Belo Horizonte. Cada turma monta equipes para jogarem os seguintes esportes: Futebol, queimada, handboll, futebol society, basquete e vôlei. O torneio começou na última semana antes das férias de julho do ano de 2013 (durante os dias 8 à 12).
No campo irá ocorrer o futebol society, no ginásio o handboll, nas quadras abertas a queimada.O basquete e o futsal irão ocorrer na quadra coberta.
O torneio irá acontecer para divertir os alunos que já estão entrando de férias, diferenciar um pouco o dia-a-dia e para exercitá-los fisicamente.
O parlamentar Dr. Quaranta afirma “O esporte participa diretamente na educação e na saúde preventiva”. Ele tenta beneficiar os jovens com novos projetos para a destinação de mais recursos para investimento nas áreas de esporte, cultura e lazer.
Dr. Quaranta afirma que esporte é importante na educação e saúde preventiva
Dr. Quaranta

Ronaldinho Gaúcho jogando futebol

Produtores: Pedro Henrique F. e Thaís Araujo
Revisores: Letícia Lessa, Gabriel Drumond