quarta-feira, 29 de maio de 2013

A influência da cultura afro-descendente no Brasil

No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeias (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.
Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, 
Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico,como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.


Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Charges:



Produtores: Pedro Henrique Fonseca

Revisores: Letícia Lessa e Thais Araujo 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Resenha do livro "Café, suor e lágrimas"


Colégio Salesiano de Belo HorizonteDisciplina: Língua PortuguesaProfessora: Viviana                                             Turma: 8º D
Educandos: Daniel Penido, Gabriel Drumond, Gabriel Saturnino e Matheus Xavier




O livro traz uma lição muito boa, pois representa a história de um escravo chamado João Congo, que mesmo sendo escravizado, defendeu um dos seus capitões até o seu último dia de vida, e também apresenta uma ótima divisão entre capítulos, separando muito bem cada parte da história.

A obra escrita por Luiz Galdino relata o Brasil colonial em que a escravidão era algo comum. Apesar dos escravos terem uma vida sofrida e limitada,
o quilombo os oferecia um ambiente agradável. Há algum tempo atrás livres e escravos foram até a divisa do Paraguai com o Brasil para lutar pela conquista
de mais terras. Após muitas mortes, a mais sofrida foi a do Sinhozinho, pelo menos para João Congo, que era o escravo responsável pela proteção de seu
senhor e voluntário da pátria. Após isso, na minha opnião, é que o livro passa à ficar mais interessante, pois João Congo luta pela vida do Sinhozinho até não
conseguir mais.

É uma obra que eu recomendo à todos, pois além de muito bem escrita, a obra me trouxe várias lições que levarei para o resto da vida.

O livro 'Café, suor e lágrimas' foi escrito em 1994 pelo autor Luiz Galdino.


Reportagem sobre trabalho escravo: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/estrangeiros-resgatados-de-escravidao-no-brasil-sao-ponta-de-iceberg.html

Resenha do livro "A mala de Hana"


Colégio Salesiano de Belo Horizonte
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Viviana                                             Turma: 8º D
Educandos: Gabriel Pontes, Pedro Henrique, Tainá Marina, Victor Hugo e Yago
        



O livro A Mala de Hana escrito por Karen Levine (5ª edição) é narrado em 3ª pessoa (narrador-observador) e no pretérito perfeito do modo indicativo e se passa na Europa durante a II Guerra Mundial.

O livro conta a história de Hana e seu irmão George. Fala de Hana no campo de concentração e a deportação de George.
A história fala também de uma brutalidade muito grande com os judeus e mostra o regime nazista e dificuldade de se viver durante a II Guerra Mundial, além das, mudanças constantes e repentinas na vida da população europeia por causa da guerra.

Após contar a história nos campos de concentração, conta também sobre o recomeço da vida de George no Canadá.
Achamos muito cruel e brutal a forma que tratavam os judeus; emocionante a luta da jovem Hana para rever o irmão; interessante a forma que a autora relata tudo isso, já que na nossa opinião é um livro muito bem escrito. Admiramos também Fumiko por sua persistência em saber a história da corajosa Hana Brady.



Nazistas eram gente como eu e você: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275541-17774,00-NAZISTAS+ERAM+GENTE+COMO+EU+E+VOCE.html



                                 Projeto Literatura em Vídeo

   O Projeto Literatura em Vídeo é um trabalho idealizado pela professora Viviana Portilho B. de Lacerda para o incentivo à leitura e o conhecimento de novos livros através da adaptação para vídeos feitos pelos alunos que devem fazer a leitura de um clássico brasileiro, elaborar o roteiro sobre ele, criar um cenário, colocar uma trilha sonora coerente, arrumar um figurino para os personagens e um espaço coerentes com a história do livro.
   Fizemos sobre o segundo capítulo do livro Reinações de Narizinho: O Sítio do Pica-pau Amarelo. O vídeo do grupo foi postado no Youtube e pode ser visualizado aqui: 
http://www.youtube.com/watch?v=Se27ACOxWwA

                                          Cenas do projeto























Resenha do livro "As mil e uma noites"


                      As mil e uma noites


Colégio Salesiano de Belo Horizonte
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Viviana Portilho B. de Lacerda                  Turma: 8º D
Educandos(as):  Izabela Guedes, Letícia Lessa, Mariana Dias Novaes e Thaís Araújo.

O livro ‘As mil e uma noites’ da 12 edição do ano de 1997 da editora Scipione, adaptação de Julieta de Godoy Ladeira, se trata no passado. A história é do rei Shariar e de seu irmão, o rei Shazenam.



A história do livro se baseia, na traição que o rei Shariar tem de sua esposa, e o seu irmão que também foi traído. Quando o rei descobre sobre as traições ele resolve que toda a noite iria ficar com uma mulher, e ao amanhecer ira mandaria o vizir assassiná-la.



Depois de varias noites que o rei passava cada dia com uma das mais belas moças que tinham nas redondezas, e mandava  mata-la pela manha. Apareceu uma jovem com o nome de Sherazad. Uma beleza inconfundível, que sabia sobre varias culturas, conhecia varias estórias literárias e falava vários idiomas. Está bela moça era a filha do visir, depois de muito tempo angustiada pelo o que estava havendo com as moças das rendo densas pediu seu pai para que ela fosse escolhida para aquela noite. Seu pai não deixou muito fácil foi preciso existência de sua parte.



Ela tinha um plano de chamar sua irmã para a ajudar a contar uma de suas lindas historias para o rei. Sua ideia deu certo pois o rei se apaixonou pelas historias e todas as noites ela contava uma das historias a ele, após mil e uma noites ela revelou como era o fim de todas fazendo neste tempo com que o rei mudasse seu pensamento sobre as mulheres e passando a amar Sherezad, e a admirando por tamanha coragem para enfrentar o medo da morte, o rei Shariar casa com Sherezad e ela se torna a esposa do rei.



 Notícia de  traição: http://www.hojeemdia.com.br/minas/homem-mata-mulher-apos-saber-que-era-traido-em-laranjal-1.75651